Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
ELISA CAMPOS
O refresco na temperatura dos últimos dias – que hoje parece estar indo embora - foi um alívio para os paulistanos e também para os estoques das grandes redes de varejo. Com temperaturas ultrapassando a casa dos 30°C em São Paulo, o ventilador se tornou artigo de luxo nas prateleiras. O comércio agradece. O crescimento na venda do item chegou a 324%.
O aquecimento do mercado está fazendo com que o consumidor enfrente dificuldades para encontrar o aparelho. Quem procurava um ventilador para se refrescar no domingo à noite, na loja do Wal-Mart da James Holland, decepcionou-se. Não havia nenhum modelo do produto.
No meio da semana passada, o mesmo ocorreu no Carrefour do Shopping Eldorado. As redes afirmam que estão com o estoque em um bom nível e que a falta eventual dos produtos pode ocorrer no caso dos modelos mais baratos, que acabam mais rápido.
Com o preço flutuando, em média, entre R$ 50 e R$ 200, a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros) prevê que as vendas de ventiladores cresçam 10% neste verão, impulsionadas principalmente pelas classes C e D.
Por ora, pelo menos, o ritmo é bem mais forte. O Wal-Mart teve crescimento de 324% nas vendas do aparelho na região Sudeste, na comparação dos primeiros oito dias deste mês com o mesmo período do ano passado. No site da rede, o aumento também foi surpreendente. Frente aos primeiros nove dias do mês de fevereiro, o mesmo período de março teve alta de 132%.
O resto do setor acompanha o bom desempenho. Até o dia 8 deste mês, o grupo Pão de Açúcar havia vendido 80 mil ventiladores e aparelhos de ar condicionado. No acumulado do ano, a alta é de 65% em relação a 2008. Considerando somente as vendas de ventiladores, o crescimento salta para 88%.
Apenas no último final de semana, houve alta de 115% nas vendas da categoria na comparação com o mesmo fim de semana de 2008.
O Carrefour também comemora o aquecimento do mercado. Em fevereiro, as vendas de ventiladores dobraram em relação ao mês de janeiro.
De acordo com a Eletros, a demanda pelo produto estava mais acentuada nas regiões Norte e Nordeste e no Rio Grande do Sul no início do verão. Agora, devido às altas temperaturas, a região Sudeste também estaria se beneficiando com a procura intensa pelo aparelho.
Segundo a indústria, para atrair os consumidores, as empresas criaram aparelhos com funções como repelente, aromatizante e timer. Não que precisasse, mas a gente agradece.