JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Com altas temperaturas, venda de ventiladores no comércio cresce 324%

Fonte: Época negócios Online 13/3/2009

Texto enviado ao JurisWay em 10/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 ELISA CAMPOS

 

O refresco na temperatura dos últimos dias – que hoje parece estar indo embora - foi um alívio para os paulistanos e também para os estoques das grandes redes de varejo. Com temperaturas ultrapassando a casa dos 30°C em São Paulo, o ventilador se tornou artigo de luxo nas prateleiras. O comércio agradece. O crescimento na venda do item chegou a 324%.
O aquecimento do mercado está fazendo com que o consumidor enfrente dificuldades para encontrar o aparelho. Quem procurava um ventilador para se refrescar no domingo à noite, na loja do Wal-Mart da James Holland, decepcionou-se. Não havia nenhum modelo do produto.

No meio da semana passada, o mesmo ocorreu no Carrefour do Shopping Eldorado. As redes afirmam que estão com o estoque em um bom nível e que a falta eventual dos produtos pode ocorrer no caso dos modelos mais baratos, que acabam mais rápido.

Com o preço flutuando, em média, entre R$ 50 e R$ 200, a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros) prevê que as vendas de ventiladores cresçam 10% neste verão, impulsionadas principalmente pelas classes C e D.

Por ora, pelo menos, o ritmo é bem mais forte. O Wal-Mart teve crescimento de 324% nas vendas do aparelho na região Sudeste, na comparação dos primeiros oito dias deste mês com o mesmo período do ano passado. No site da rede, o aumento também foi surpreendente. Frente aos primeiros nove dias do mês de fevereiro, o mesmo período de março teve alta de 132%.

O resto do setor acompanha o bom desempenho. Até o dia 8 deste mês, o grupo Pão de Açúcar havia vendido 80 mil ventiladores e aparelhos de ar condicionado. No acumulado do ano, a alta é de 65% em relação a 2008. Considerando somente as vendas de ventiladores, o crescimento salta para 88%.

Apenas no último final de semana, houve alta de 115% nas vendas da categoria na comparação com o mesmo fim de semana de 2008.

O Carrefour também comemora o aquecimento do mercado. Em fevereiro, as vendas de ventiladores dobraram em relação ao mês de janeiro.

De acordo com a Eletros, a demanda pelo produto estava mais acentuada nas regiões Norte e Nordeste e no Rio Grande do Sul no início do verão. Agora, devido às altas temperaturas, a região Sudeste também estaria se beneficiando com a procura intensa pelo aparelho.
Segundo a indústria, para atrair os consumidores, as empresas criaram aparelhos com funções como repelente, aromatizante e timer. Não que precisasse, mas a gente agradece
.

 




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados