Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
Os problemas com as telefonias celular e fixa estão entre os setores mais reclamados nos órgãos de defesa dos consumidores brasileiros no ano passado. Só perdem para as demandas com cartão de crédido, como informa o boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), divulgado hoje. Cartão de crédito responde por 11,1% (80,4 mil) do total de 724 mil demandas recebidas pelos procons de 23 estados e do Distrito Federal – seguido da telefonia móvel (10,8%) e fixa (10,3%).
Para o Sindec, os problemas dos consumidores com a telefonia móvel e fixa são avaliados como mais graves porque os serviços são considerados essenciais. Os celulares foram incluídos devido à constatação de que muitas famílias de baixa renda praticamente substituíram o telefone fixo por ele, já que permite controlar melhor o consumo e flexibiliza a forma de pagamento.
Em terceiro lugar no ranking do Sindec, os aparelhos celulares foram responsáveis por 8,4% das reclamações e os produtos de informática, em nono lugar, ficaram com 2% das queixas. O principal motivo das reclamações é cobrança indevida (25,3%), seguida de problemas com os contratos (10,2%). Dúvida sobre cobrança, valor indevido e reajuste são as causas de 4,1% das queixas.
Os números do Sindec não incluem dados de São Paulo e do Rio de Janeiro.