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Os números são muito superiores ao registrado no primeiro trimestre de 2008, quando foram convocados 5.217 veículos para reparos. Fiat, Peugeot, Citroën e agora até a marca ícone de sofisticação e luxo, a Ferrari, apresentaram problemas de fabricação. De acordo com a Via Itália, importadora oficial da Ferrari no Brasil, 21 unidades do modelo F430 Spider F1 fabricadas entre 2005 e 2007 vão precisar retornar às concessionárias para vistoria. Há risco de incêndio nas capotas dos automóveis, que têm preço médio de R$ 1,38 milhão a R$ 1,9 milhão. Segundo a empresa, a falha estaria no isolamento térmico da mangueira hidráulica da capota.
Também tiveram recalls anunciados na semana passada os modelos Fiat Punto, Citroën C4 Grand Picasso e Peugeot 407, somando cinco o número de convocações em um mesmo período.
Além desses, a Honda chamou 5.027 proprietários de motocicletas a comparecer a uma rede autorizada.
No ano passado, 2 milhões de veículos, 30% do total de carros vendidos no País, foram convocados a voltar às oficinas por possíveis defeitos de fabricação. Em termos reais, isso equivale a mais de 950 mil automóveis. Quase quatro vezes mais do que as 256 mil unidades incluídas em recall no ano de 2007. Ao todo, foram 27 as convocações.
O recall é um procedimento previsto no Código de Defesa do Consumidor. De acordo com a lei, uma vez que o fornecedor verifique defeito no produto ou serviço, após sua colocação no mercado, este deverá imediatamente apresentar todas as informações cabíveis sobre o problema identificado. O Ministério da Justiça mantém uma página na Internet em que há informações sobre recalls desde 2000. O endereço eletrônico é www.mj.gov.br/recall/