Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
O corpo aparentemente se adapta a qualquer circunstância.
Desempenho fica melhor no período em que se pratica a atividade.
Sem sombra de dúvida, algum exercício físico em qualquer hora do dia é melhor do que nenhum exercício. Porém, será que existem vantagens psicológicas em se exercitar de manhã ao invés da tarde, ou vice-versa?
Em diversos estudos, cientistas descobriram que os participantes tendem a se sair um pouco melhor em medições de desempenho físico – incluindo resistência, força, tempo de reação e capacidade aeróbica – entre quatro da tarde e sete da noite. As explicações são muitas: a temperatura do corpo e os níveis hormonais atingem o pico na parte da tarde, tornando os músculos mais flexíveis e produzindo a melhor proporção de testosterona (o hormônio construtor dos músculos) e cortisol (o hormônio que faz o inverso).
No entanto, essas variações apresentam apenas efeitos pequenos. Assim como uma pessoa pode se adaptar para acordar no mesmo horário todos os dias, estudos mostram que o corpo pode se adaptar ao horário do dia em que se pratica exercícios físicos. Em diversos estudos de longo prazo, por exemplo, cientistas dividiam arbitrariamente as pessoas em grupos e as instruíram a treinar somente pela manhã ou no final da tarde. No fim, os participantes da manhã, em geral, obtiveram melhores resultados em testes de desempenho físico realizados logo cedo, enquanto os participantes da tarde se saíram melhor em testes feitos à tarde.
Na prática, isso significa que, se você pretende correr uma maratona que começa de manhã, é melhor marcar seu treinamento para bem cedinho.
Assim, as pesquisas sugerem que, em geral, o período ideal para se exercitar é o fim da tarde, embora as vantagens bem sejam pequenas.