Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
O intenso calor em São Paulo deve continuar nos próximos dias segundo a previsão do tempo. Aqueles que quiserem programar o fim de semana para ir à praia devem se dar bem.
As temperaturas têm ficado acima da média até de madrugada. Às vezes, fica difícil dormir sem um ventilador ou ar condicionado. Mas, é bom ficar de olho no bolso. O calor está aumentando as contas de energia. A fatura pode subir até 25% com o uso desses equipamentos.
O calor intenso causa mais sede nas pessoas e, consequentemente, leva a mais visitas à geladeira. Nas salas, os ventiladores ficam ligados com maior frequência. Um exemplo é a casa de Regina Carla Penhalves. Na residência da dona-de-casa em Bauru, a 329 km de São Paulo, moram quatro pessoas. No quarto do casal, o ar condicionado alivia o calor, mas não durante toda a noite. Ela já aprendeu uma técnica para dormir bem sem gastar muita energia.
Quando o aparelho de refrigeração entra em ação, quem sai de cena é o chuveiro elétrico. Na casa, a caixa d’água que fica acima do telhado mantém a temperatura agradável para o banho. Mesmo com esses truques todos de economia, a conta de luz aumenta 25% nos meses do verão. Mas existem alguns cuidados que podem ajudar nessa hora.
Tem gente que só consegue se livrar do calor no trabalho. Em uma empresa da cidade, por exemplo, são cinco andares, cada um com oito ou dez condicionadores de ar. Mas o conforto dos funcionários gera gastos que chegam a ser 15% maiores nos meses quentes. A boa manutenção do equipamento pelo menos ajuda a combater o desperdício.
Em outra empresa da cidade, porém, não há como economizar. A sorveteria de Edésio Morgan chega a vender 30% a mais no verão. Para garantir a satisfação da clientela, são cinco frízeres a -30ºc 24 horas por dia.
As pessoas devem ficar atentas ainda porque os problemas causados podem não ser apenas no bolso. Sair por aí nesse tempo quente depois de ficar um período em um ambiente refrigerado pode fazer mal também à saúde. é recomendado que, em ambiente com ar condiciano, a temperatura fique em torno de 20ºC. O equipamento deve ter sempre o filtro limpo para evitar a disseminação de doenças e, como o aparelho resseca o ambiente, é indicado o uso de umidificadores nesses locais.