JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

ONU adverte indústria pesqueira sobre mudanças climáticas

Folha Online 3/3/2009

Texto enviado ao JurisWay em 06/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


A indústria de pesca precisa fazer mais para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, recomendou a Organização das Nações Unidas (ONU) em nota. Para a instituição, os envolvidos na atividade precisam tomar atitudes mais drásticas para acabar com o problema da sobrepesca (quando a pesca diminui o número de peixes para abaixo do nível aceitável).

Segundo a agência de notícias France Presse, um relatório do Estado da Pesca Mundial e Aquacultura (SOFIA) afirma que os responsáveis pelas más práticas de pesca precisam ser punidos e disse haver a necessidade de implementar novas estratégias para lutar contra as mudanças climáticas.

Em nota, a ONU pediu que a indústria da pesca tome medidas para evitar que os animais continuem a sofrer com o aquecimento global

"As modificações no clima já estão atingindo as espécies de animais e plantas que vivem no mar. As que vivem em águas mais quentes estão sendo empurradas para os polos e experimentando mudanças no tamanho do seu habitat e em sua produtividade", afirma o estudo.

Além disso, especialistas dizem que a sazonalidade dos processos biológicos também está sendo alterada, modificando a relação entre a vida marinha e a água, com consequências imprevisíveis na produção de peixes.

"São necessários esforços com urgência para ajudar comunidades de pesca a fortalecerem sua resistência à mudança climática, especialmente aquelas que são mais vulneráveis", disse Kevern Cochrane, um dos autores do trabalho.

Overfishing, que é dito no estudo como o maior problema, afeta 19% das principais áreas em que é praticada a pesca comercial. Segundo o estudo, esse índice vem piorando com o aumento no uso de técnicas ilegais para pesca, como a prática com redes inapropriadas.

Até agora, as áreas mais prejudicadas pela pesca são o nordeste do Oceano Atlântico, o oeste do Oceano Índico e o nordeste do Oceano Pacífico.

O estudo também criticou a pequena quantidade de esforços que estão sendo feitos para regular a pesca com rede, conduzindo pesca de tubarões e pesca com equipamentos ilegais, dizendo que houve neles um progresso limitado.

 



Fonte: Folha Online

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados