JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Pacientes poderão voltar a hospital até 2 anos após operações estéticas

Fonte: G1 2/3/2009

Texto enviado ao JurisWay em 06/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Anvisa criou novas regras depois de casos recorrentes de infecções.
A agência também ditou mudanças na esterilização.

A partir de agora, os hospitais que fizerem cirurgias abdominais, lipoaspirações e plásticas de mama ficarão responsáveis pelo acompanhamento médico dos pacientes por, no mínimo, três meses. Se houver necessidade, o paciente terá o direito de voltar ao hospital até dois anos depois da operação.

A medida foi estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também proibiu a esterilização feita por meio de líquidos dos instrumentos usados em cirurgias abdominais, plásticas de mama e lipoaspirações.

Em todo o Brasil, nos últimos cinco anos, a agência registrou mais de 2.100 casos de infecção por micobactéria, em que as vítimas ficam com lesões permanentes.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Anvisa, Héder Murari, só no Espírito Santo foram quase 300 casos, desde 2006, em pessoas que se submeteram a videocirurgias e lipoaspirações.  O que provocou as infecções foi a esterilização inadequada dos instrumentos cirúrgicos; por isso, a Anvisa decidiu proibir, para essas cirurgias, a esterilização por meio de líquidos. 

“Chegou-se a um consenso no Brasil de que a melhor maneira de evitar o aparecimento desses casos é a proibição da esterilização liquida. O calor úmido ele com certeza é mais eficaz”, explica Murari. Ele afirmou que os hospitais poderão continuar terceirizando o serviço de esterilização, mas se houver algum problema, serão responsabilizados




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados