46º Exame de Ordem Unificado (OAB XLVI) - Caderno Branco (Tipo I) - Gabarito Preliminar (Prova aplicada em 03/05/2026)) - 2026 (Primeiro)

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 71% acertaram esta questão.

7 pessoas responderam.

Direito Penal


60ª Questão:

Paulo, ao sair irritado da partida em que o seu clube de futebol havia perdido de goleada para o maior rival, sacou sua arma de fogo e, mesmo não desejando diretamente matar alguém, mas assumindo o risco de fazê-lo, disparou diversas vezes na direção de uma estação de trem, pois tinha ciência de que ela estava lotada e servia como ponto de encontro para a torcida do clube rival.

Um dos disparos acabou atingindo fatalmente um padre, que se deslocava em direção à igreja para oficiar a missa.

Sobre o crime praticado por Paulo, assinale a afirmativa correta.



a) Homicídio, mediante dolo eventual.



5 marcações (71%)

b) Homicídio culposo, pois sua intenção não era causar a morte.



0 marcações (0%)

c) Tentativa de homicídio, pois sua intenção não era causar a morte.



1 marcação (14%)

d) Homicídio mediante preterdolo, pois o padre não estava entre os alvos de Paulo.



1 marcação (14%)


Danilo Borges - Equipe JurisWay Danilo Borges
Equipe JurisWay


Estou desenvolvendo um método para resolver questões da OAB por raciocínio, sem depender de memorização. Se tiver interesse em saber mais, deixe seu e-mail:




Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2026.