41º Exame de Ordem Unificado (OAB XLI) - Caderno Branco (Tipo I) - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 28/07/2024) - 2024 (Segundo)
Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)
Até agora, 83% acertaram esta questão.
4.130 pessoas responderam.
(acima de 60% de acertos)
Até agora, 83% acertaram esta questão.
4.130 pessoas responderam.
Direito Processual Penal
67ª Questão:
Ricardo é policial civil e disparou seis vezes, com intenção de matar, contra Marilene, sua ex-amante, que veio a óbito. Diversos transeuntes testemunharam os fatos, inclusive o delegado de polícia que trabalha com Ricardo, que estava de plantão no momento e imediatamente realizou a prisão em flagrante do acusado e apreendeu sua pistola, lavrando o auto de prisão em flagrante pela prática do crime de feminicídio.
Diante do caso narrado, sobre a lavratura do flagrante assinale a opção correta.
a) É o caso de flagrante impróprio e facultativo e o delegado pode prender Ricardo, ou, por critério de conveniência e oportunidade, postergar o flagrante.
219 marcações (5%)
b) É o caso de flagrante presumido, pois Ricardo estava com a arma na mão.
390 marcações (9%)
c) É o caso de flagrante próprio e obrigatório, e o delegado deve prender Ricardo.
3.442 marcações (83%)
d) O flagrante é ilegal e o delegado não poderia prender Ricardo por trabalharem juntos.
79 marcações (2%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Julho/2024.