39º Exame de Ordem Unificado (OAB XXXIX) - Caderno Branco (Tipo I) - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 19/11/2023) - 2023 (Terceiro)
Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)
Até agora, 72% acertaram esta questão.
7.943 pessoas responderam.
(acima de 60% de acertos)
Até agora, 72% acertaram esta questão.
7.943 pessoas responderam.
Direito Penal
60ª Questão:
Paulo estava desempregado, precisando de dinheiro, quando, dentro do metrô, avistou uma mulher com a bolsa entreaberta e a carteira à mostra. Paulo decidiu pegar a carteira, sem que ninguém visse. Durante a empreitada criminosa, Paulo inseriu a mão na bolsa da mulher e segurou a carteira. Porém, com crise de consciência, Paulo decidiu por livre e espontânea vontade não prosseguir na empreitada criminosa.
Diante dos fatos narrados, é correto afirmar que Paulo deve ser beneficiado pelo instituto do(a):
a) arrependimento posterior.
677 marcações (9%)
b) desistência voluntária.
5.730 marcações (72%)
c) tentativa.
318 marcações (4%)
d) arrependimento eficaz.
1.218 marcações (15%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Novembro/2023.