XXXIII Exame Unificado - Caderno Tipo I - Branco - Gabarito Definitivo (Prova aplicada em 17/10/2021) - 2021 (Segundo)

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 63% acertaram esta questão.

11.179 pessoas responderam.

Direito Administrativo


32ª Questão:

João da Silva, Governador do Estado Alfa, de forma dolosa, no exercício das funções, revelou, em entrevista a veículo de imprensa, fato de que tinha ciência em razão de suas atribuições e que devia permanecer em segredo, consistente em relatório de inteligência policial, cujas diligências ainda estavam em curso. A publicização indevida comprometeu as atividades de inteligência, bem como de investigação em andamento, relacionadas com a prevenção e repressão de infrações.

O Ministério Público estadual instaurou inquérito civil para apurar os fatos e, finda a investigação, restou comprovada a prática de ato ilícito, razão pela qual o MP ajuizou ação

a) civil pública por ato de improbidade administrativa que atentou contra os princípios da administração pública.

7.067 marcações (63%)
b) por crime de responsabilidade, já que nenhum agente político se sujeita ao regime jurídico da lei de improbidade administrativa.

849 marcações (8%)
c) por crime de responsabilidade, já que Governador de Estado não se sujeita ao regime jurídico da lei de improbidade administrativa.

1.572 marcações (14%)
d) civil pública com pedido de impeachment, por abuso de poder político e ofensa ao decoro e à moralidade administrativa.


1.691 marcações (15%)

Danilo Borges - domingo, 6 de março de 2022

Fundamentação legal:

 

Art. 11, caput e inciso III

 

Art. 2º


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Outubro/2021.