Prova Concurso Público - PGE/MT - Procurador do Estado - Julho/2016 - FCC

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 21% acertaram esta questão.

364 pessoas responderam.

Direito Processual do Trabalho


71ª Questão:

Nos termos das normas contidas na Consolidação das Leis do Trabalho e na jurisprudência sumulada do Tribunal Superior doTrabalho sobre a Organização Sindical e as negociações coletivas de trabalho,

a) a solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas constitui ovínculo social básico que se denomina categoria profissional diferenciada.

44 marcações (12%)
b) empregado integrante de categoria profissional diferenciada não tem o direito de receber de seu empregador vantagensprevistas em instrumento coletivo no qual a empresa não foi representada por órgão de classe de sua categoria.

75 marcações (21%)
c) a legitimidade do sindicato para propor ação de cumprimento estende-se à observância de convenção coletiva de trabalho,mas não ao acordo coletivo de trabalho, que impõe ação reclamatória individual para efetivar o cumprimento das normas,em razão das partes que a compõem.

49 marcações (13%)
d) o empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical goza de estabilidade prevista na lei ainda que não exerçana empresa atividade pertinente à categoria profissional do sindicato para o qual foi eleito dirigente.

81 marcações (22%)
e) as disposições de contrato individual de trabalho livremente ajustadas entre as partes podem contrariar normas de Convençãoou Acordo Coletivo de Trabalho quando mais favoráveis à manutenção do emprego e à estabilidade econômica empresariale, nessas situações, as condições estabelecidas em Acordo prevalecerão sobre as estipuladas em Convenção.

115 marcações (32%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Julho/2016.