Prova Concurso Público - Defensoria Pública/MT - Defensor Público - Junho/2016 - CEV Coordenação de Concursos e Exames Vestibulares (UFMT)
Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)
Até agora, apenas 28% acertaram esta questão.
385 pessoas responderam.
(0% a 30% de acertos)
Até agora, apenas 28% acertaram esta questão.
385 pessoas responderam.
Direito Tributário
88ª Questão:
Quanto às imunidades tributárias, analise as assertivas abaixo.
I - A extensão da imunidade recíproca às empresas estatais prestadoras de serviços públicos, por construção pretoriana do Supremo Tribunal Federal, refere-se tão somente aos impostos incidentes sobre o patrimônio, a renda e os serviços.
II - A norma constitucional que favorece as entidades beneficentes de assistência social em relação à cobrança de contribuições sociais – não obstante referir-se impropriamente à isenção de contribuição para a seguridade social – contemplou tais entidades com o favor constitucional da imunidade tributária, desde que por elas preenchidos os requisitos fixados em lei complementar.
III - A imunidade tributária torna indevida a incidência de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) sobre os veículos pertencentes às entidades sindicais de trabalhadores e de empregadores, desde que sejam utilizados para atender a suas finalidades essenciais.
IV - Os livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão gozam de imunidade objetiva em relação ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Estão corretas as assertivas
a) I, II e IV, apenas.

99 marcações (26%)

99 marcações (26%)
b) II, III e IV, apenas.

99 marcações (26%)

99 marcações (26%)
c) I e IV, apenas. 

106 marcações (28%)


106 marcações (28%)
d) I, II e III, apenas.

35 marcações (9%)

35 marcações (9%)
e) III e IV, apenas.

46 marcações (12%)

46 marcações (12%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2016.