Prova Concurso Público - TJ/RS - Juiz Substituto - Abril/2016 - Faurgs

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 38% acertaram esta questão.

306 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 6 a 10

Instrução: As  questões 06 a 10 referem-se  ao  texto abaixo.
O ataque ao cofre

Adaptado de: "O ataque ao cofre", capítulo do livro "1808 - Como  uma  rainha  louca,  um  príncipe  medroso  e  uma  corte corrupta  enganaram  Napoleão  e  mudaram  a  história  de Portugal e do Brasil", de Laurentino Gomes.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


9ª Questão:

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a seguir.

( ) A frase Os novos hóspedes pouco se interessavam pela propriedade do Brasil (l. 18-19) poderia ser reescrita como Os novos hóspedes se interessavam um pouco pela propriedade do Brasil, sem qualquer alteração de sentido.

( ) A frase Outra providência, igualmente insustentável no longo prazo, foi criar um banco estatal para emitir a moeda (l. 30-31) poderia ser reescrita como Igualmente insustentável no longo prazo, outra providência foi criar um banco estatal para emitir a moeda, sem qualquer alteração de sentido literal.

( ) A frase A breve e triste história (...) a partir de 1808 (l. 32-37) poderia ser escrita sem as vírgulas das linhas 32 e 34, sem qualquer alteração de sentido.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é





a) F – V – F.


115 marcações (38%)
b) V – F – V.


19 marcações (6%)
c) F – V – V.


115 marcações (38%)
d) V – V – V.


31 marcações (10%)
e) V – F – F.




26 marcações (8%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2016.