Prova Concurso Público - TJ/SE - Juiz Substituto - Novembro/2015 - FCC - (Gabarito Definitivo)

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 72% acertaram esta questão.

250 pessoas responderam.

Direito da Criança e do Adolescente


37ª Questão:

No exercício da fiscalização e controle das entidades de atendimento,





a) a irregularidade a ser verificada sempre será referente ao programa de atendimento, e não à entidade não governamental.


6 marcações (2%)
b) o procedimento de apuração de irregularidades na entidade de atendimento, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, pode ser instaurado mediante representação do Conselho Tutelar, do Ministério Público ou por portaria da própria autoridade judiciária que julgará o feito.


181 marcações (72%)
c) é possível, em caráter liminar, o pedido e concessão do afastamento do dirigente, desde que de entidade não governamental.


10 marcações (4%)
d) o procedimento específico de apuração de irregularidades busca, ao final, a cessação do programa de atendimento, não sendo alternativa para que a entidade faça ajustes em seu programa, removendo as irregularidades, o que, neste caso, seria próprio do mero expediente de apuração de denúncias de irregularidades.


23 marcações (9%)
e) a Justiça da Infância e Juventude deve apurar se as entidades governamentais ou não governamentais, irregularmente, não possuem registro deferido pelo Conselho de Direitos.




30 marcações (12%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Novembro/2015.