Prova Concurso Público - TRT/RN - Juiz do Trabalho Substituto - Setembro/2015 - TRT - (Gabarito Definitivo)

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 69% acertaram esta questão.

363 pessoas responderam.

Direito Administrativo


25ª Questão:

No que se refere à Responsabilidade Civil do Estado, é correto afirmar:



a) A responsabilidade, em caso de dano causado por seus agentes a terceiros, prescinde da demonstração de nexo causal e da ausência de causa excludente de responsabilidade.

30 marcações (8%)
b) A Constituição Federal consagrou o princípio do risco administrativo integral em relação às empresas que prestem serviços públicos, quanto aos danos causados por seus agentes e prepostos.

37 marcações (10%)
c) As pessoas jurídicas de direito público somente responderão pelos danos dos seus agentes nos casos em que houver comprovação de dolo ou culpa dos mesmos.

12 marcações (3%)
d) A responsabilidade civil das entidades da administração indireta que executem atividade econômica de natureza privada é objetiva.

32 marcações (9%)
e) A Constituição Federal prevê que quem responde perante o prejudicado é a pessoa jurídica causadora do dano, que pode ingressar com ação regressiva contra o seu agente, desde que este tenha agido com dolo ou culpa.


252 marcações (69%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Setembro/2015.