Juiz do Trabalho - TRT-MA 2015 - (Gabarito Definitivo (14/09/2015))

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 29% acertaram esta questão.

190 pessoas responderam.

Direito Administrativo


36ª Questão:

Considerando as afirmações abaixo, assinale a alternativa CORRETA:

I. É permitido ao Estado delegar determinados serviços públicos, havendo permissivo legal e desde que sob regime de concessão ou permissão. É o próprio Estado quem escolhe os serviços que, em determinado momento, são considerados serviços públicos. Essa delegação dá-se sempre por meio de licitação.

II. Os serviços uti singuli são os que têm usuários determinados e utilização particular e mensurável para cada destinatário. São sempre serviços de utilização individual e mensurável, pelo que devem ser remunerados por taxa (tributo) ou tarifa (preço público).

III. A transferência da execução do serviço público pode ser feita por outorga ou por delegação. No primeiro caso transfere-se para o ente a titularidade de um serviço público, não apenas sua execução. Não pode mais o Poder Público retomar esse serviço, a não ser por lei.

IV. A permissão de serviço público é tradicionalmente considerada pela doutrina como ato unilateral, discricionário, precário, intuitu personae, podendo ser gratuito ou oneroso.



a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

33 marcações (17%)
b) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

51 marcações (27%)
c) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

55 marcações (29%)
d) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

33 marcações (17%)
e) Todas as afirmativas estão corretas.



18 marcações (9%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2015.