Prova Concurso Público - TRT/SP - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Fevereiro/2014 - FCC

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 42% acertaram esta questão.

1.395 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 1 a 7

Instruções:  Para responder às questões de números 1 a 7, considere o texto a seguir.

Reduzido a um clique

(CASTRO, Ruy, Folha de S.Paulo, opinião, 7 de ag. de 2013. p. A2)
Observações:
1. brontossauro/ espécie de dinossauro;
2. Colombo / tradicional confeitaria do Rio de Janeiro, com sua refinada arquitetura e mobiliário, seus requintados cristais e jogos de porcelana, hoje patrimônio cultural e artístico da cidade;
3. incunábulo  / livro impresso que data dos primeiros tempos da imprensa (até o ano de 1500).


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


1ª Questão:

O modo como o autor desenvolve seu texto sobre a notícia citada

a) justifica que se considerem como marcados pelo tom da ironia os segmentos (certamente recomendado por uma lista de best-sellers) e Com sorte, os livros continuarão "físicos".

592 marcações (42%)
b) revela sua indiferença pelas bibliotecas públicas ou particulares e a consideração que tem pelas livrarias, como se observa no segmento Há 200 anos, os livros deixaram de ser privilégio das bibliotecas públicas ou particulares e passaram a ser vendidos em lojas especializadas, chamadas livrarias.

133 marcações (10%)
c) explica o tom alarmante nele impresso, reconhecível, por exemplo, nos segmentos A notícia é alarmante: "Amazon se prepara para vender livros físicos no Brasil e A Amazon dispensa tudo isso.”

296 marcações (21%)
d) atesta o tom didático do texto, centrado em divulgar a história do livro e seduzir leitores, como se nota em Pelos últimos mil anos, dos manuscritos [...]aos impressos a laser, os livros têm sido chamados de livros e Se você se interessar por um livro [...], basta o número do seu cartão de crédito e um clique.

176 marcações (13%)
e) legitima a hipótese de que defende a busca de lucro pelos empresários ligados à indústria dos livros físicos, como o atesta o segmento a Amazon não tem gastos com aluguel, escritório, luz, funcionários humanos e nem mesmo a ração do gato.

198 marcações (14%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Fevereiro/2014.