Prova Concurso Público - TRT/SP - Analista judiciário - Área Judiciária - Fevereiro/2014 - FCC

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 15% acertaram esta questão.

223 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 9 a 13

Instruções:  Para responder às questões de números 9 a 13, considere o texto a seguir.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


9ª Questão:

O texto abona o seguinte comentário: o autor, na defesa de seu ponto de vista,

a) cita Cleômenes e episódio histórico que deu a esse ateniense experiência para reconhecer não só o valor da liberdade, mas, em próprias palavras do conquistador, que a igualdade entre os cidadãos é uma vantagem.

65 marcações (29%)
b) faz uso de uma indagação que é meramente retórica, pois a resposta a ela está implícita na própria pergunta: o valor de descobertas, invenções e demais realizações está em impor a todos os homens o mesmo direito de usufruir delas.

30 marcações (13%)
c) contrapõe distintos momentos históricos para evidenciar que a discussão sobre a importância da liberdade política contém contradições.

15 marcações (7%)
d) opta por fazer um relato de como a liberdade se manifestou em diferentes momentos históricos, o que lhe permitiu concluir, ao final do texto, que a liberdade é um valor ético em si mesmo.

80 marcações (36%)
e) vale-se de um testemunho de prestígio, sem, entretanto, tomá-lo como suficiente, dado que acrescenta comentário que o ratifica.

33 marcações (15%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Fevereiro/2014.