Prova Concurso Público - MPT/BR - Procurador do Trabalho - Agosto/2013 - Ministério Público do Trabalho - (18º Concurso - Gabarito Definitivo)
Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)
Até agora, apenas 30% acertaram esta questão.
540 pessoas responderam.
(0% a 30% de acertos)
Até agora, apenas 30% acertaram esta questão.
540 pessoas responderam.
Direito Individual do Trabalho
21ª Questão:
Quanto à igualdade e à não-discriminação nas relações de trabalho, é CORRETO dizer:
I - Na discriminação indireta, em que há o tratamento neutro ou formalmente igual entre os interessados, a configuração do ilícito efetiva-se pelo resultado com prejuízo ou efeito perverso sobre determinado grupo, sendo irrelevante a intenção do autor.
II - Presume-se discriminatória a despedida de empregado portador de doença grave que suscite estigma ou preconceito, assegurando-se lhe o direito à reintegração no emprego, reconhecida a invalidade do ato.
III - A aplicação das prerrogativas da Fazenda Pública à empresa pública, por força do princípio da igualdade, atrai a necessidade de motivação do ato de dispensa dos empregados celetistas previamente aprovados por concurso público.
IV - Não se admite que, abstrata e aprioristicamente, seja afastada a reserva legal às pessoas com deficiência em relação ao exercício de funções, devendo-se proceder a avaliação do grau de comprometimento das limitações físicas ou psicológicas dos candidatos no caso concreto, segundo critérios objetivos.
a) apenas a assertiva IV está incorreta;

95 marcações (18%)

95 marcações (18%)
b) apenas as assertivas I e II estão corretas;

125 marcações (23%)

125 marcações (23%)
c) todas as assertivas estão corretas; 

161 marcações (30%)


161 marcações (30%)
d) apenas as assertivas II e IV estão corretas;

159 marcações (29%)

159 marcações (29%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Agosto/2013.