Prova Concurso Público - TRT/16ª Região JT - Analista judiciário - Área Judiciária - Maio/2014 - FCC

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 30% acertaram esta questão.

388 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 1 a 7


Atenção:  Para responder às questões de números 1 a 7, considere o texto abaixo.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


1ª Questão:

No processo argumentativo adotado no edital,

a) o segmento Embora poucas vezes mencionadas nos debates sobre desigualdades exprime ideia em relação tal de antinomia com o restante da frase, que desqualifica a alegação de que as doenças negligenciadas falam a favor da correção de distorções globais.

44 marcações (11%)
b) a caracterização destacada em demonstram com perfeição evidencia que, numa escala de valores, as doenças negligenciadas ocupam alto nível no que se refere à exposição da necessidade de haver mecanismos capazes de corrigir distorções globais.

115 marcações (30%)
c) a oferta da informação (DNDi, na sigla em inglês)deve ser atribuída à necessidade do jornalista de angariar credibilidade para a organização, confiabilidade de que depende, sobretudo, o grau de convencimento do leitor deste texto.

27 marcações (7%)
d) o fato de que tais enfermidades ameaçam uma em cada seis pessoas do planeta é apontado como causa próxima de que, entre 2000 e 2011, apenas 4% dos 850 novos medicamentos aprovados no mundo tratavam dessas moléstias.

84 marcações (22%)
e) o título − Distorção negligenciada − , tirando proveito da expressão doenças negligenciadas, tem a função restrita de qualificar o que se tem na frase inicial do texto: o fato de essas doenças serem poucas vezes mencionadas nos debates sobre desigualdades.

118 marcações (30%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2014.