Prova Concurso Público - TJ/CE - Analista judiciário - Área Judiciária - Junho/2014 - CESPE - UnB

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 30% acertaram esta questão.

274 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para a questão 8

Texto para a questão 8


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


8ª Questão:

Em relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto acima, assinale a opção correta.

a) Prejudicaria o sentido original do texto caso o vocábulo “quando” (R.5) fosse substituído por no momento em que.

82 marcações (30%)
b) A substituição de “Em virtude” (R.6) por Pela virtude preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.

24 marcações (9%)
c) No último período do texto, o trecho “que podem reduzir ou aumentar as falsas memórias” exerce a função de complemento da forma verbal “sabe” (R.16).

54 marcações (20%)
d) Sem prejuízo do sentido original do texto e de sua correção gramatical, o trecho “Pesquisas também têm gerado modificações na legislação de muitos países com relação a essas práticas” (R.11 a 13) poderia ser reescrito da seguinte forma: Pesquisas relativas a essas práticas vem gerando, ainda, modificações na legislação de muitos países.

72 marcações (26%)
e) O emprego do particípio em “tem buscado” (R.1 e 2), “tivessem ocorrido” (R.4) e “tem sido mais conhecido” (R.7 e 8) indica que a ação expressa nesses trechos foi concluída em tempo anterior ao da escritura do texto.

42 marcações (15%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2014.