Prova Concurso Público - MPE/ES - Promotor de Justiça Substituto - Junho/2013 - Vunesp
Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 38% acertaram esta questão.
1.196 pessoas responderam.
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 38% acertaram esta questão.
1.196 pessoas responderam.
Direito da Infância e da Juventude
50ª Questão:
Assinale a alternativa correta acerca da perda ou da suspensão do poder familiar no ECA.
a) Considerando o prazo máximo de cento e vinte dias para conclusão do procedimento de perda ou de suspensão do poder familiar, deixou de ser obrigatória a oitiva dos pais, mesmo quando estes forem identificados e estiverem em local conhecido.

45 marcações (4%)

45 marcações (4%)
b) O consentimento dos titulares do poder familiar para colocação em família substituta é irretratável, quando este for manifestado em audiência presidida pelo juiz, com a presença do órgão do Ministério Público, e na qual a equipe interprofissional tenha prestado orientações e esclarecimentos acerca da irrevogabilidade da medida.

270 marcações (23%)

270 marcações (23%)
c) São obrigatórias a nomeação e a intervenção de cura dor especial da Defensoria Pública em qualquer ação de destituição do poder familiar formulada pelo Ministério Público no interesse da criança ou do adolescente.

281 marcações (23%)

281 marcações (23%)
d) A apelação da sentença que destituiu ambos ou qual quer dos pais do exercício do poder familiar será recebida apenas no efeito devolutivo. 

460 marcações (38%)


460 marcações (38%)
e) O acolhimento institucional justificase como medida liminar requerida pelo Ministério Público no interesse superior da criança, nos procedimentos de perda ou suspensão do poder familiar, ainda que sem motivo grave.

140 marcações (12%)

140 marcações (12%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2013.