Prova Concurso Público - TRT/8ª Região JT - PA e AP - Juiz do Trabalho Substituto - Junho/2013 - TRT - (Gabarito Final (após recursos))

Direito Processual Civil


90ª Questão:

Leia e analise as afirmativas abaixo e, a seguir, marque a alternativa CORRETA:

I - O legislador, ao ressalvar da penhora os móveis, pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado,excetuando os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida; pretendeu preservar, em última análise, a essência da dignidade humana; e, por isso, deixou ao livre arbítrio do julgador estabelecer o alcance da impenhorabilidade.

II- Nos termos do CPC, os bens inalienáveis são absolutamente impenhoráveis, porém a impenhorabilidade não é oponível em relação aos frutos e rendimentos do bem inalienável, os quais, à falta de outros bens, sempre podem ser penhorados.

III - A doutrina e a jurisprudência, ao interpretarem o disposto no inciso III do art. 648 do CPC, têm-se inclinado por entender impenhoráveis todos os instrumentos úteis e necessários não só à atividade profissional, mas também a qualquer ocupação, arte ou ofício; embora, haja entendimentos restritivos no sentido de que não se pode confundir o que seja útil ao exercício da profissão com o que seja necessário à atividade econômica explorada.

IV - Eventualmente, o juiz pode afastar a incidência da regra infraconstitucional da impenhorabilidade de salários, vencimentos, proventos de aposentadoria e outras tipos de remuneração, em vista da realização do valor justiça e visando à efetivação dos direitos fundamentais.

V - Visando garantir um mínimo existencial ao devedor, como corolário do princípio da dignidade da pessoa humana, o legislador estabeleceu a impenhorabilidade dos depósitos em caderneta de poupança, até o limite de 40 (quarenta) salários mínimos; devendo-se interpretara expressão “caderneta de poupança” de forma restritiva, como vêm fazendo a jurisprudência e doutrina processuais.
Atenção: esta questão foi anulada!

a) São corretas as afirmativas dos itens I, II e V.

39 marcações (31%)
b) São corretas as afirmativas dos itens II e V.

23 marcações (18%)
c) São corretas as afirmativas dos itens I, III e IV.

26 marcações (20%)
d) São corretas as afirmativas dos itens II, III e IV.

21 marcações (17%)
e) São corretas as afirmativas dos itens IV e V.

18 marcações (14%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2013.