Prova Concurso Público - MTE/BR - Auditor Fiscal do Trabalho - Dezembro/2003 - ESAF

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 41% acertaram esta questão.

303 pessoas responderam.

Língua Portuguesa


14ª Questão:

Foi publicado na seção Painel do Leitor, da Folha de S. Paulo (15/11/2003), o seguinte trecho de correspondência enviada ao jornal por um leitor:

"Revoltante o editorial ‘Maioridade penal’. Quer dizer que este jornal, que tanto apregoa a democracia, ignora a opinião de 89% da população a favor da redução da maioridade penal e quer impor-nos a visão de ‘meia dúzia’ de intelectuais? É essa a ideia de democracia que o jornal que tanto admiro apregoa?"

Aponte a única dedução correta extraída do trecho lido.

a) O editorial a que se refere o missivista deve ter refutado a tese da imputabilidade penal para menores de 18 anos.

48 marcações (16%)
b) O corpo editorial da Folha de S. Paulo é composto por um grupo reduzido de representantes da elite nacional que se acha no direito de impor sua opinião.

26 marcações (9%)
c) O missivista está revoltado com a Folha de S. Paulo por ela ter descumprido o compromisso público com seus leitores de veicular apenas a verdade dos fatos.

32 marcações (11%)
d) Discordando da visão exposta no referido editorial, o missivista se alia aos 89% da população que manifestou adesão à tese da redução da maioridade penal.

125 marcações (41%)
e) O missivista questiona a democracia da informação apregoada pela Folha de S. Paulo, pois só um dos lados da questão - o da manutenção da maioridade penal - foi combatido no editorial.

72 marcações (24%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2003.