Prova Concurso Público - MTE/BR - Auditor Fiscal do Trabalho - Dezembro/2003 - ESAF

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 38% acertaram esta questão.

382 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 3 a 5

Leia o texto a seguir para responder às questões de 03 a 05.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


3ª Questão:

Assinale a opção que representa uma paráfrase textual e gramaticalmente correta de trecho do texto.

a) Linhas 4 a 9:
Cumpre associar o indivíduo ao poder industrial, ou seja o trabalhador ao processo de autoridade, inobstante excluir alguém de uma parcela do poder é forçosamente excluí-lo dos benefícios deste poder.

55 marcações (14%)
b) Linhas 9 a 13:
Portanto, todos deviam e devem ter direito a uma parte dos resultados da vida social por que, somente quando necessário, deve haver diferenças no bem comum.

45 marcações (12%)
c) 14 a 20:
Os privilégios econômicos são contrários à verdadeira sociedade democrática conquanto os benefícios que um homem pode obter do processo social, em função de seu poder de consumo - o que é resultado de seu poder de propriedade.

58 marcações (15%)
d) Linhas 22 a 27:
De acordo com as circunstâncias históricas, o próprio conceito de liberdade redefine-se através dos séculos, segundo o desenvolvimento das forças econômicas, e aquela, só existirá quando baseada na segurança e na igualdade.

80 marcações (21%)
e) Linhas 32 a 35:
É necessário que a sociedade se estruture não sobre a exploração, mas sobre a cooperação, a fim de que a liberdade exista realmente e os homens sejam, de fato, livres.

144 marcações (38%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Dezembro/2003.