Prova Concurso Público - MTE/BR - Auditor Fiscal do Trabalho - Março/2010 - ESAF
Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 47% acertaram esta questão.
273 pessoas responderam.
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 47% acertaram esta questão.
273 pessoas responderam.
Economia do Trabalho e Sociologia do Trabalho
50ª Questão:
Atualmente estão se impondo outras formas de vida, não para o conjunto da população, mas sim para uma parte considerável dela. Trata-se de formas de vida similares às conhecidas pelas mulheres nos últimos decênios.
Essas formas de vida estão feitas de trabalho a tempo parcial, contratos temporários, trabalhos não retribuídos e voluntários.
(Beck, Ulrich. Un nuevo mundo feliz. La precariedad del trabajo en la era de la globalización. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, S. A., 2000, p. 102).
Embasado nos pressupostos teóricos do texto, assinale a opção correta.
a) Constata-se, em todo o mundo, que o aumento das formas de emprego inseguras e precárias é maior entre as mulheres que entre os homens. 

127 marcações (47%)


127 marcações (47%)
b) O contexto cultural e a importância do trabalho informal na Europa e na América do Sul podem ser considerados semelhantes.

23 marcações (8%)

23 marcações (8%)
c) As formas de flexibilização do trabalho, no contexto da desregulação das relações laborais, aumentam o poder negociador dos sindicatos.

40 marcações (15%)

40 marcações (15%)
d) No Brasil, o trabalho assalariado estável e formal constitui a experiência histórica da maioria da população.

46 marcações (17%)

46 marcações (17%)
e) Na conjuntura do mercado mundial, o crescimento econômico atualiza a ideia do pleno emprego e a consigna em empregos permanentes.

37 marcações (14%)

37 marcações (14%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2010.