Prova Concurso Público - MTE/BR - Auditor Fiscal do Trabalho - Março/2010 - ESAF

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 28% acertaram esta questão.

224 pessoas responderam.

Economia do Trabalho e Sociologia do Trabalho


45ª Questão:

Segundo Marcio Pochmann, a decisão de elevação contínua do salário mínimo requer muito mais do que o simples debate acerca do índice de reajuste monetário. Inegavelmente, a decisão de elevação real do salário mínimo requer o estabelecimento de um conjunto de diretrizes de políticas públicas que apontam para a redefinição de uma nova estratégia de desenvolvimento socioeconômico para o país. (Pochman, Mario & Fagnani, Eduardo (organizadores). Debates contemporâneos: economia social e do trabalho, n.1. Mercado de trabalho, relações sindicais, pobreza e ajuste fiscal, São Paulo: LTr, 2007, p. 41). Baseado nesse pressuposto assinale a opção incorreta.

a) A política de salário mínimo constitui a base de um processo amplo e complexo de redistribuição de renda.

18 marcações (8%)
b) A elevação do valor nominal do salário mínimo garante a redistribuição de renda e a elevação da qualidade de vida dos trabalhadores de salário base.

63 marcações (28%)
c) A ampliação consistente do nível ocupacional, capaz de absorver em maior ritmo o excedente de mão-de-obra, representa a sustentação basilar da pressão social por maior poder de compra do salário mínimo.

48 marcações (21%)
d) O debate sobre o salário mínimo tende a ser colocado de forma inadequada, quando é isolado do contexto de políticas públicas com ligações diretas ou indiretas no padrão de vida dos trabalhadores de baixa renda.

54 marcações (24%)
e) Na direção da elevação do poder aquisitivo do salário mínimo, há de ser definida previamente a diretriz responsável pelo abastecimento popular.

41 marcações (18%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2010.