VI Exame Unificado - Branco - Reaplicação Duque de Caxias/RJ - Gabarito Definitivo - 2011 (Terceiro)

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 91% acertaram esta questão.

69.139 pessoas responderam.

Estatuto da OAB/Código de Ética


4ª Questão:

Morgano, advogado recém-formado e inscrito na OAB, com aprovação no Exame de Ordem logo após a colação de grau, é contratado para defender cliente em audiência de instrução e julgamento. No recinto forense, depara-se com um tablado onde estão alocados a mesa ocupada pelo juiz e ao seu lado o representante do Ministério Público. Curioso pela situação e ainda inexperiente, questiona se tal arquitetura é comum nos demais recintos e a razão de o advogado estar em plano inferior aos demais agentes do processo. Como resposta, recebe a informação de que a disposição física foi estabelecida em respeito à hierarquia entre magistrados e membros do Ministério Público, que devem permanecer em posição superior à dos advogados das partes. Diante do narrado, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que

a) a hierarquia é inerente à atividade desenvolvida pelos advogados, que atuam de forma parcial em defesa dos seus clientes.

2.704 marcações (4%)
b) como dirigente do processo, o magistrado subordina a atuação dos advogados como forma de disciplina da audiência.

2.131 marcações (3%)
c) os membros do Ministério Público nos atos processuais são hierarquicamente superiores aos advogados.

1.605 marcações (2%)
d) advogados, membros do Ministério Público e magistrados não têm relação de hierarquia entre si.

62.699 marcações (91%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Fevereiro/2012.