Anexo para as questões 9 a 11
Atenção: Para responder às questões de números 9 a 11, considere o texto abaixo.

(Adap. de Gustavo Ioschpe. "Como os pais podem ajudar na aprendizagem dos filhos". VEJA. ed. 2204, ano 44, n. 7, 16 de fevereiro de 2011, p. 94-95)
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a) a presença dos pais tanto em casa, durante a realização das tarefas do aluno, quanto na escola, durante o período de aulas, é fator prejudicial ao rendimento.

173 marcações (5%) b) livros, jornais e revistas equivalem-se no estabelecimento da equação “mais leitura, melhor desempenho”, que expressa a atuação de alunos.


1.801 marcações (53%) c) a quantidade de livros efetivamente lidos por um aluno é, na realidade, o fator determinante do bom desempenho, pouco implicando a qualidade da leitura realizada.

442 marcações (13%) d) alunos que foram alfabetizados na tenra infância, pelos pais, revelam melhor desempenho no processo de aprendizagem.

432 marcações (13%) e) as boas intenções dos que coordenam o processo de aprendizagem não bastam para garantir o futuro bom desempenho do aluno, sendo útil, então, a interferência dos pais.

520 marcações (15%)