Prova Concurso Público - TJ/SC - Juiz - Maio/2009 - TJ

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 26% acertaram esta questão.

3.839 pessoas responderam.

Direito do Consumidor


61ª Questão:

Assinale a alternativa correta:

I. O princípio da vulnerabilidade do consumidor se configura como vulnerabilidade técnica, fática e jurídica.

II. A publicidade no Código de Defesa do Consumidor orienta-se pelos princípios da identificação, da veracidade, da não-enganosidade, da não-abusividade e da transparência da fundamentação.

III. Os princípios relacionados às medidas cabíveis para o controle da publicidade previstos no Código de Defesa do Consumidor são: o princípio da inversão do ônus da prova e o princípio da correção do desvio publicitário pela contrapropaganda.

IV. Normas técnicas referidas no Código de Defesa do Consumidor são aquelas emanadas do ente do Estado, como as agências reguladoras, estratificadas em resoluções, portarias e instruções normativas.

V. Os objetivos da Política Nacional de Relações de Consumo abrangem o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, à sua saúde e à sua segurança, bem como a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, a transparência e a harmonia das relações de consumo.

a) Apenas a proposição IV está incorreta.

1.006 marcações (26%)
b) Somente as proposições II e V estão incorretas.

671 marcações (17%)
c) Somente as proposições I e III estão incorretas.

653 marcações (17%)
d) Nenhuma das proposições está incorreta.

968 marcações (25%)
e) Somente as proposições III e IV estão incorretas.

541 marcações (14%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2009.