2009 (Primeiro)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 56% acertaram esta questão.

17.425 pessoas responderam.

Direito Tributário


35ª Questão:

Leia o seguinte trecho de reportagem publicada no jornal “Folha de São Paulo”, 13.4.09, p. B-3, sob o título “Governo Estuda tributar poupança com saldo maior”: “O governo está disposto a tributar o rendimento da poupança para grandes aplicadores [...]. O limite estudado para iniciar a tributação é de R$ 100 mil, mas o valor sofre oposição dentro do próprio governo e poderá ser elevado. [...] A tributação ideal sobre a poupança seria o Imposto de Renda, que não tem uma destinação específica. No entanto, só poderá ser aplicado a partir de janeiro de 2010 devido ao princípio da anterioridade. Outra solução estudada pelo governo é colocar uma espécie de Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), incidente sobre os combustíveis e que pode ser implementado em 90 dias”.

Assinale, então, a alternativa CORRETA:

a) A proposta de tributação do rendimento da poupança é inconstitucional porque viola a imunidade específica concedida às cadernetas de poupança.

2.228 marcações (13%)
b) A incidência do imposto de renda sobre o rendimento da poupança depende de lei complementar, por se tratar de imposto residual.

3.764 marcações (22%)
c) A proposta de tributação do rendimento da poupança é inconstitucional porque viola o princípio da igualdade, eis que somente serão tributados valores superiores a cem mil reais.

1.707 marcações (10%)
d) Para incidir a partir de janeiro de 2010, o imposto de renda sobre o rendimento de poupança deve ser objeto de lei publicada até 31 de dezembro de 2009, não se aplicando, nesse caso, o princípio da noventena (ou anterioridade nonagesimal).

9.726 marcações (56%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2009.