2008 (Terceiro)
Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)
Até agora, apenas 29% acertaram esta questão.
18.713 pessoas responderam.
(0% a 30% de acertos)
Até agora, apenas 29% acertaram esta questão.
18.713 pessoas responderam.
Direito Constitucional
22ª Questão:
Acerca das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.
a) A Advocacia-Geral da União é a instituição que representa judicial e extrajudicialmente a União, as autarquias e as fundações públicas federais, cabendolhe, nos termos da lei complementar que disponha sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.

6.070 marcações (32%)

6.070 marcações (32%)
b) Às defensorias públicas da União e dos estados são asseguradas a autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

4.809 marcações (26%)

4.809 marcações (26%)
c) O procurador-geral da República poderá ser destituído do cargo pelo presidente da República, independentemente de prévia aprovação do Senado.

2.470 marcações (13%)

2.470 marcações (13%)
d) Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do MPU ou dos estados. 

5.364 marcações (29%)


5.364 marcações (29%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Janeiro/2009.