Prova Concurso Público - TCE/AM - Auditor - Julho/2007 - FCC

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 33% acertaram esta questão.

943 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 1 a 10

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.






Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


1ª Questão:

O texto autoriza afirmar que

a) os procedimentos registrados em tratados de arte divinatória mesopotâmicos são os mais remotos e minuciosos testemunhos do modelo de conhecimento caracterizado como semiótico.

153 marcações (16%)
b) conceber a dimensão inaparente como imprescindível para interpretar a realidade é postulado já explicitado no paradigma semiótico ou indiciário mesopotâmico.

103 marcações (11%)
c) o paradigma indiciário, nascido na Antiguidade, conferiu primazia à medicina e relegou a segundo plano saberes menos formalizados (os divinatórios, sobretudo).

191 marcações (20%)
d) a medicina hipocrática reuniu evidências de que possuía caráter indiciário, embora, para realizar esse feito, Hipócrates tenha se inspirado em um modelo de conhecimento elaborado por Platão.

186 marcações (20%)
e) a antiga medicina grega consolidou a idéia de que estabelecer conjecturas é condição intrínseca aos conhecimentos desenvolvidos pelo homem, já que a realidade não se exporia diretamente para ele.

310 marcações (33%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Julho/2007.