Prova Concurso Público - TJ/MT - Técnico Judiciário - Junho/2008 - Vunesp

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 52% acertaram esta questão.

4.537 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 1 a 4

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 04.

TEXTO 1

Cientista alerta para o perigo do excesso de tecnologia

A professora Nada Kakabadse, da Universidade de Northampton, na Inglaterra, está preocupada com o excesso do uso de aparelhos tecnológicos e colocou no ar uma pesquisa para medir quão viciados estão os usuários. Com a pesquisa, a cientista quer descobrir como o uso de múltiplas formas de tecnologia afeta o cotidiano.

Kakabadse conduziu uma pesquisa de pequena escala com 360 pessoas e observou que cerca de um terço dos entrevistados (33%) demonstrou sinais de vício em telefones celulares, blackberries e outros aparelhos em que podem verificar suas mensagens com freqüência. Ela acredita que a explosão tecnológica dos últimos 20 anos aconteceu sem cuidado. "A tentativa de aumentar a produtividade e a comunicação pode ter impactos negativos", afirma.

"As companhias oferecem tecnologias como PDAs e blackberries e apenas esperam que as pessoas aprendam como usá-las. Elas não consideram os possíveis lados negativos. Novas tecnologias dão sensação de ter mais controle, mas isto pode ser apenas sensação. É necessário prestar atenção e monitorar tais usos", explicou.

Um dos caminhos já estaria sendo seguido por algumas companhias, que têm políticas estritas quanto a e-mails, restringindo seu acesso em alguns períodos e escolhendo dias em que mensagens eletrônicas não podem ser trocadas.

A cientista acredita, ainda, que seria ideal que tecnologias que podem se tornar habituais viessem com avisos sobre os riscos de vício, como acontece hoje nos cigarros, além de informações sobre como diagnosticar e controlar o uso excessivo.

Entre os sintomas do vício em tecnologia, estão a verificação de mensagens do trabalho em horas de lazer, ter mais amigos online que na vida real e dispensar períodos de lanche e descanso para gerenciar mensagens de e-mail.

(www.tecnologia.terra.com.br - 26.02.2008. Adaptado)


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


1ª Questão:

De acordo com o texto, é correto afirmar que

a) o uso de novas tecnologias não interfere no cotidiano pessoal e profissional porque faz o usuário misturar lazer e trabalho.

268 marcações (6%)
b) ter amigos reais, preservar os momentos de lazer e impedir que a tecnologia interfira no cotidiano são indícios de uma relação saudável com a tecnologia.

2.346 marcações (52%)
c) o avanço tecnológico dos últimos 20 anos trouxe mais prejuízos que benefícios para a sociedade.

502 marcações (11%)
d) o uso excessivo de tecnologia afeta a saúde da mesma maneira que o vício em cigarro.

897 marcações (20%)
e) os fabricantes de tecnologia são obrigados a alertar o usuário sobre os riscos do vício.

524 marcações (12%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2008.