Prova Concurso Público - TJ/SE - Analista Judiciário - Área Direito - 2004 - TJ

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 63% acertaram esta questão.

390 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 15 a 17


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


15ª Questão:

De acordo com a leitura completa do fragmento de texto acima, é correto afirmar que:

a) as diferentes constatações a respeito do sono, amparadas ou não pelo rigor científico, chegarão às mesmas conclusões, com maior ou menor grau de detalhamento.

24 marcações (6%)
b) nas linhas de 4 a 13, o autor procura deixar claro que a observação é suficiente para descrever e definir o sono, o que se confirma com a famosa citação do jurista americano Potter Stewart.

26 marcações (7%)
c) no segundo parágrafo, afirma-se que os estudos da década de cinqüenta foram marcantes por constatar que, durante o sono, ocorriam interrupções na maior parte da atividade cerebral, o que se confirma com o REM.

48 marcações (12%)
d) no último parágrafo, afirma-se que, nos últimos vinte anos, com o auxílio de microfios, alcançou- se a constatação de que os neurônios mantêm, durante o sono, a mesma atividade acelerada que têm quando o indivíduo está acordado.

48 marcações (12%)
e) os estudos mais recentes a respeito do sono, apresentados no último parágrafo, permitem afirmar que as atividades neurais durante o sono são variadas.

244 marcações (63%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em 2004.