Prova Concurso Público - TRT/PI - Juiz do Trabalho Substituto - Maio/2006 - TRT - (1º Dia)

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 28% acertaram esta questão.

770 pessoas responderam.

Direito Coletivo do Trabalho


25ª Questão:

Consideradas as afirmações abaixo, marque a letra que contém a resposta correta:

I. Constituem traços característicos da greve: caráter coletivo do movimento, suspensão provisória das atividades, exercício coercitivo coletivo e direto, objetivos definidos e enquadramento variável de seu prazo de duração, geralmente, suspensão dos contratos individuais de trabalho, podendo convolar-se em interrupção.

II. Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, ditada em mandado de injunção, o preceito constitucional que reconheceu o direito de greve ao servidor público civil constitui norma de eficácia meramente limitada, desprovida, em conseqüência, de auto-aplicabilidade, razão pela qual, para atuar plenamente, depende da edição da lei específica exigida pelo próprio texto da Constituição da República. O exercício do direito público subjetivo de greve outorgado aos servidores civis só se revelará possível depois da edição da lei reclamada pela Carta Política, não sendo possível a aplicação dos métodos de integração da norma, pois não se trata de hipótese de existência de lei omissa, mas de ausência de norma reguladora específica, o que impede a aplicação da lei de greve em vigor relativa ao setor privado.

III. Os conceitos de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos previstos no Código de Defesa do Consumidor não são aproveitados na esfera trabalhista.

IV. Interesses difusos ou coletivos são os trans-individuais, indivisíveis, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.

V. Segundo a jurisprudência plenária do Supremo Tribunal Federal, independentemente de a própria lei o fixar, o conceito de interesse coletivo é de Direito Constitucional, na medida em que a Carta Política dele faz uso para especificar as espécies de interesses que compete ao Ministério Público defender. Nesse contexto, enquadra-se como interesse coletivo aquele referente à observância da jornada de trabalho de determinada categoria profissional.

a) Todas estão erradas.

141 marcações (18%)
b) Somente I está correta.

162 marcações (21%)
c) I e III estão corretas.

127 marcações (16%)
d) II e V estão erradas.

121 marcações (16%)
e) Somente III e IV estão erradas.

219 marcações (28%)


Danilo Borges - Equipe JurisWay Danilo Borges
Equipe JurisWay


Estou desenvolvendo um método para resolver questões da OAB por raciocínio, sem depender de memorização. Quero testar com algumas pessoas gratuitamente. Se tiver interesse, deixe seu e-mail:




Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2006.