Prova Concurso Público - TRT/PI - Juiz do Trabalho Substituto - Maio/2006 - TRT - (1º Dia)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 32% acertaram esta questão.

311 pessoas responderam.

Direito Individual do Trabalho


12ª Questão:

Consideradas as afirmações abaixo, marque a letra que contém a resposta correta:

I. O sistema de compensação de horas trabalhadas denominado banco de horas somente pode ser adotado mediante previsão em acordo ou convenção coletiva de trabalho, e não pode ultrapassar o limite máximo de dez horas diárias, não podendo exceder, ainda, no período de um mês, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas.

II. Os empregados contratados sob o regime de tempo parcial poderão prestar horas extras, desde que previsto em acordo ou covenção coletiva de trabalho.

III. O caixa bancário, ainda que caixa executivo, não exerce cargo de confiança. Se perceber gratificação igual ou superior a um terço do salário do posto efetivo, essa remunera apenas a maior responsabilidade do cargo e não as duas horas extraordinárias além da sexta. O bancário exercente de função de confiança, que percebe a gratificação não inferior ao terço legal, ainda que norma coletiva contemple percentual superior, não tem direito às sétima e oitava horas como extras, mas tão-somente às diferenças de gratificação de função, se postuladas. A contratação do serviço suplementar, quando da admissão do trabalhador bancário, é nula. Os valores assim ajustados apenas remuneram a jornada normal, sendo devidas as horas extras com o adicional de, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento), as quais não configuram pré-contratação, se pactuadas após a admissão do bancário.

IV. A remuneração do serviço suplementar é composta do valor da hora normal, integrado por parcelas de natureza salarial e acrescido do adicional previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa. O cálculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observará o número de horas efetivamente prestadas e a ele aplica-se o valor do salário-hora da época do pagamento daquelas verbas. O empregado sujeito a controle de horário, remunerado à base de comissões, tem direito ao adicional de, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor-hora das comissões recebidas no mês, considerando-se como divisor o número de horas efetivamente trabalhadas.

V. Os digitadores equiparam-se, por analogia, aos trabalhadores nos serviços de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo), razão pela qual têm direito a intervalos de descanso de dez minutos a cada sessenta de trabalho consecutivo, não deduzidos na duração normal do trabalho.

a) I e III estão corretas.

61 marcações (20%)
b) II e IV estão corretas.

39 marcações (13%)
c) V está correta.

56 marcações (18%)
d) Somente III e IV estão corretas.

98 marcações (32%)
e) Todas estão corretas.

57 marcações (18%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Maio/2006.