Prova Concurso Público - TRT/PA - Juiz do Trabalho Substituto - Março/2008 - TRT - (1º dia)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 33% acertaram esta questão.

399 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


19ª Questão:

Sobre sentença e liquidação de sentença, assinale a alternativa CORRETA:

a) É defesa sentença ilíquida no processo de ressarcimento por danos causados em acidente de veículo de via terrestre e de cobrança de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veículo.

130 marcações (33%)
b) A liquidação poderá ser requerida na pendência de recurso, devendo a parte ser intimada na pessoa de seu procurador, processando-se em autos apartados, certo que o juiz poderá valer-se do contador do juízo, quando a memória de cálculo aparentemente exceder os limites da decisão exeqüenda; e se o credor não concordar com os cálculos feitos pelo contador, far-se-á a execução pelo valor originariamente pretendido, mas a penhora poderá ter por base o valor encontrado pelo contador .

101 marcações (25%)
c) Na liquidação por arbitramento, o juiz nomeará o perito e fixará o prazo para entrega do laudo, sobre o qual as partes poderão manifestar-se no prazo de dez dias, seguindo-se a realização de audiência preliminar para tentativa de conciliação, certo que a realização de audiência de instrução e julgamento não tem cabimento no arbitramento mas, apenas, na liquidação por artigos, na qual se observa o procedimento comum.

51 marcações (13%)
d) A liquidação por arbitramento tem lugar quando determinado na sentença, quando a natureza do objeto da liquidação o exigir, e, ainda, por convenção das partes, certo que, requerida a liquidação nessa modalidade, será a parte intimada pessoalmente .

57 marcações (14%)
e) Nos casos de assistência judiciária a memória dos cálculos será elaborada pelo contador do juízo.

60 marcações (15%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.