Prova OAB-PR - Exame de Ordem - Março/2006 - OAB-PR

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 42% acertaram esta questão.

1.268 pessoas responderam.

Direito Penal


41ª Questão:

Sobre os crimes hediondos e equiparados, assinale a alternativa CORRETA:

a) a decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu, pela via de exceção, a inconstitucionalidade da vedação a progressão de regime para os condenados pela prática de crimes hediondos, levará a colocação em regime semi-aberto, de forma automática, de todos os que estejam em idêntica situação.

479 marcações (38%)
b) a decisão referida na alternativa anterior não poderá, de forma alguma, beneficiar os condenados, cuja sentença tenha transitado em julgado, em homenagem ao princípio da irretroatividade da lei penal.

176 marcações (14%)
c) afora a discussão sobre a progressão de regime de cumprimento de pena, o Código Penal brasileiro já contemplava a concessão de livramento condicional para os apenados pela prática de crimes hediondos.

527 marcações (42%)
d) a progressão de regime e o livramento condicional são institutos idênticos, sendo descabida, portanto, toda a discussão em torno do tema.

86 marcações (7%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2006.