Prova Concurso Público - TRT/SC - Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008 - TRT
Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 46% acertaram esta questão.
2.174 pessoas responderam.
(30% a 60% de acertos)
Até agora, cerca de 46% acertaram esta questão.
2.174 pessoas responderam.
Administração Pública
60ª Questão:
O administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. Importantes contribuições têm sido trazidas por teóricos para explicar o comportamento organizacional. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta informações corretas acerca das teorias amplamente conhecidas de motivação.
a) A Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, explica a existência de dois fatores que orientam o comportamento das pessoas: fatores higiênicos e fatores motivacionais.

178 marcações (8%)

178 marcações (8%)
b) Segundo Herzberg, a satisfação no cargo ou emprego depende de fatores higiênicos; e a insatisfação no cargo ou emprego depende dos fatores motivacionais.

147 marcações (7%)

147 marcações (7%)
c) De acordo com a Teoria X e Teoria Y, proposta por McGregor, as necessidades humanas estão dispostas em níveis: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização.

427 marcações (20%)

427 marcações (20%)
d) Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho: fatores higiênicos ou extrínsecos, localizados no ambiente que rodeia as pessoas; e fatores motivacionais ou intrínsecos, relacionados com o conteúdo do cargo e a natureza das tarefas que a pessoa executa. 

1.006 marcações (46%)


1.006 marcações (46%)
e) Segundo Maslow, a hierarquia das necessidades humanas pode ser visualizada como uma pirâmide. Em sua base, estão as necessidades mais baixas, as necessidades de auto-realização e, no topo, as necessidades mais elevadas, as necessidades fisiológicas.

416 marcações (19%)

416 marcações (19%)
Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.