Prova Concurso Público - TRT/SC - Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008 - TRT

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 40% acertaram esta questão.

1.964 pessoas responderam.

Administração Pública


62ª Questão:

Há diferentes métodos usualmente utilizados para avaliar o desempenho de pessoas em uma organização. Assinale a alternativa correta sobre avaliação de desempenho.

a) A Avaliação 360 Graus tem por objetivos: rever o cumprimento das metas ou atingimento de resultados; apreciar o comportamento da pessoa, a maneira como realiza seus objetivos; avaliar o potencial, estimando sobre os rumos que o indivíduo pode tomar na sua carreira dentro da organização.

249 marcações (13%)
b) A Avaliação por Objetivos procura fazer a Gestão de Pessoas alinhada com as estratégias da organização, considerando-se que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes são os diferenciais de qualidade, excelência e resultados.

416 marcações (21%)
c) A Avaliação Direta, tradicional, praticada pela chefia imediata na hierarquia funcional, tem por vantagem ser o chefe imediato quem melhor conhece sua equipe, convivendo no dia-a-dia e estando melhor capacitado para sua avaliação. Por outro lado, a proximidade do chefe imediato com o avaliado pode causar distorções de percepção ou de julgamento, resultando em uma avaliação contaminada pelo possível desgaste existente no relacionamento.

786 marcações (40%)
d) A Avaliação por Competências, também conhecida como Auto-avaliação, consiste na possibilidade de uma participação ativa do avaliado, uma vez que o mesmo faz o julgamento sobre o seu desempenho, analisando e respondendo à ferramenta de avaliação, concluindo com seu parecer final. Em seguida, é levada para a chefia, a fim de que façam comparações entre suas escalas.

364 marcações (19%)
e) As desvantagens apresentadas pela Avaliação por Objetivos são: pode ocasionar profundas decepções e desencadear incompatibilidades por dificuldades de consenso, face sua subjetividade, além de o avaliado poder induzir ou manipular o avaliador em seu julgamento, especialmente se tiver melhor nível cultural.

149 marcações (8%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.