Prova Concurso Público - TRT/SC - Analista Judiciário - Área Administrativa - Março/2008 - TRT

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 52% acertaram esta questão.

2.528 pessoas responderam.

Administração Pública


43ª Questão:

O desenho organizacional constitui a busca de coerência entre as várias áreas de decisão da organização. Há diferentes tipos de estrutura organizacional nas empresas. É correto afirmar que

a) a estrutura matricial, também denominada matriz ou organização em grade, tem por essência combinar as duas formas de departamentalização (funcional; produto ou projeto) na mesma estrutura organizacional. Apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto.

1.312 marcações (52%)
b) a estrutura matricial tem por vantagens trazer inovação e flexibilidade, além de fortalecer a cadeia de comando.

356 marcações (14%)
c) a cadeia de comando, também denominada cadeia escalar, baseia-se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a vários superiores.

175 marcações (7%)
d) a mais tradicional das estruturas organizacionais propostas é a organização por equipes, através da qual aumenta o tempo e recursos despendidos com reuniões e diminui, conseqüentemente, a necessidade de coordenação.

330 marcações (13%)
e) uma das vantagens da estrutura organizacional tradicional, caracterizada pela burocracia, é a redução das barreiras entre departamentos, aumentando o compromisso pela maior proximidade entre as pessoas.

355 marcações (14%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Março/2008.