Prova Concurso Público - TRT/RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Junho/2008 - CESPE - UnB

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 42% acertaram esta questão.

2.129 pessoas responderam.

Raciocínio Lógico-Quantitativo

Anexo para as questões 17 a 19

Texto I - para as questões de 15 a 19
Uma proposição é uma sentença que pode ser julgada como verdadeira - V -, ou falsa - F -, mas não V e F simultaneamente. Proposições simples são simbolizadas por letras maiúsculas A, B, C etc., chamadas letras proposicionais. São proposições compostas expressões da forma AwB, que é lida como "A ou B" e tem valor lógico F quando A e B forem F, caso contrário será sempre V; AvB, que é lida como "A e B" e tem valor lógico V quando A e B forem V, caso contrário será sempre F; ¬A, que é a negação de A e tem valores lógicos contrários aos de A.


Texto II - para as questões de 17 a 19

Considere as seguintes informações da Secretaria de Recursos Humanos do TRT/RJ, adaptadas do sítio www.trtrio.gov.br.

Secretaria de Recursos Humanos - Registro Funcional

I Atualização de currículo - As solicitações de atualização de currículo, instruídas com a documentação comprobatória - cópias dos diplomas ou dos certificados de conclusão, devidamente autenticadas - serão encaminhadas à Divisão de Administração de Pessoal para registro, via Protocolo Geral.

II Alteração de endereço - Em caso de mudança, o servidor deverá omunicar, o quanto antes, seu novo endereço à Divisão de Administração de Pessoal, a fim de manter sempre atualizados seus dados pessoais.

III Identidade funcional - As carteiras de identidade funcional (inclusive segundas vias) deverão ser solicitadas diretamente à Divisão de Administração de Pessoal por meio de formulário próprio e mediante entrega de uma foto 3 × 4 atualizada. As novas carteiras estarão disponíveis, para retirada pelo próprio interessado, no prazo de dez dias úteis contados do recebimento do requerimento, naquela divisão.

Terão direito à carteira funcional todos os magistrados e servidores ativos desta regional, ocupantes de cargos efetivos, bem como os inativos e ocupantes de cargos em comissão CJ.3 e CJ.4.

Ao se desligarem, por exoneração ou dispensa, os servidores deverão entregar à Divisão de Administração de Pessoal suas carteiras funcionais e, ao se aposentarem, terão suas carteiras funcionais substituídas, para fazer constar a situação de servidor inativo.

Para resolução das questões de 17 a 19, considere que todas as proposições contidas no texto II tenham valor lógico V.


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


19ª Questão:

Considere que as proposições a seguir têm valores lógicos V.

- Catarina é ocupante de cargo em comissão CJ.3 ou CJ.4.

- Catarina não é ocupante de cargo em comissão CJ.4 ou

- Catarina é juíza.

- Catarina não é juíza.

Assinale a opção correspondente à proposição que, como conseqüência da veracidade das proposições acima, tem valoração V.

a) Catarina é juíza ou Catarina ocupa cargo em comissão CJ.4.

304 marcações (14%)
b) Catarina não ocupa cargo em comissão CJ.3 nem CJ.4.

129 marcações (6%)
c) Catarina ocupa cargo em comissão CJ.3.

898 marcações (42%)
d) Catarina não ocupa cargo em comissão CJ.4 e Catarina é juíza.

441 marcações (21%)
e) Catarina não é juíza, mas ocupa cargo em comissão CJ.4.

357 marcações (17%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2008.