Prova Concurso Público - Prefeitura Municipal/MG - Procurador do Município - Junho/2008 - Fundep - (Belo Horizonte)

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 50% acertaram esta questão.

385 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


50ª Questão:

Analise as seguintes afirmativas.

I. A exigência do recolhimento prévio da multa aplicada com base no art. 557, § 2°, do Código de Processo Civil, constitui cerceio à ampla defesa.

II. Considerado o § único do art. 538 do Código de Processo Civil, a multa imposta no julgamento dos embargos de declaração em embargos de declaração em embargos de declaração em agravo regimental, em agravo de instrumento, não pode ser superior a 1% sobre o valor da causa.

III. A União, os Estados, os Municípios e as autarquias estão isentos do pagamento da multa prevista no art. 557, § 22, do CPC face ao disposto no art. 1º A da Lei n. 9.494/97, com a redação dada pela Medida Provisória n. 2.180-35/01.

IV. A Súmula 98 do Superior Tribunal de Justiça afasta o caráter protelatório dos embargos de declaração e, conseqüentemente, a multa nas hipóteses em que se busca obter o prequestionamento de algum dispositivo para viabilizar o acesso às instâncias extraordinárias.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS



a) apenas as afirmativas I e II.

41 marcações (11%)
b) apenas as afirmativas II e IV.

192 marcações (50%)
c) apenas as afirmativas I e III.

93 marcações (24%)
d) todas as afirmativas.

59 marcações (15%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2008.