Prova Concurso Público - Prefeitura Municipal/MG - Procurador do Município - Junho/2008 - Fundep - (Belo Horizonte)

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 21% acertaram esta questão.

468 pessoas responderam.

Direito Processual Civil


47ª Questão:

Analise as seguintes afirmativas a respeito da inexigibilidade do título executivo disciplinada no Código de Processo Civil.

I. O Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento no sentido de que os embargos à execução fundados na inexigibilidade do título executivo por interpretação incompatível com a Constituição Federal são cabíveis apenas quando a decisão embargada houver transitado em julgado anteriormente à edição da MP 2.180-35/2001, que acrescentou o parágrafo único ao art. 741 do CPC.

II. A razão é que a redação do artigo 741 do CPC não permite alargar a enumeração das matérias nele previstas para o cabimento de embargos à execução, seja pela literalidade do dispositivo, seja porque a própria natureza do processo de execução veda a ressurreição dos temas já debatidos e decididos no processo de conhecimento, que sepultou as incertezas e conferiu à demanda a definitividade da jurisdição, operando-se sobre o direito os efeitos da coisa julgada.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

a) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

150 marcações (32%)
b) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

96 marcações (21%)
c) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

77 marcações (16%)
d) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.

145 marcações (31%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Junho/2008.