Prova Concurso Público - TJ/RJ - Técnico Judiciário - Abril/2008 - CESPE - UnB

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 41% acertaram esta questão.

924 pessoas responderam.

Língua Portuguesa


33ª Questão:

Os trechos abaixo são adaptados de O Estado de S.Paulo de 19/3/2008. Assinale a opção em que o trecho não obedece à norma culta.

a) Na América do Sul, somente o Brasil não convive com questões de limites com seus vizinhos. Todos os outros países da região mantêm disputas fronteiriças, algumas delas resultantes de guerras cruentas.

200 marcações (22%)
b) Compreende-se, portanto, que, mais do que em qualquer outra parte do mundo, aqui, a inviolabilidade das fronteiras seja um preceito intocável.

132 marcações (14%)
c) Afinal, qualquer precedente pode servir de pretexto para um litigante avançar sobre uma área em disputa — e são tantas que a região logo estaria conflagrada.

123 marcações (13%)
d) A resolução da Organização dos Estados Americanos sobre a crise entre o Equador e a Colômbia, como não poderia deixar de ser, foi norteada por essa preocupação.

92 marcações (10%)
e) Forças militares da Colômbia, afinal, invadiram o território equatoriano para destruir um acampamento das FARC, cujo os narcoguerrilheiros usavam como base.

377 marcações (41%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2008.