Prova Concurso Público - TJ/RJ - Técnico Judiciário - Abril/2008 - CESPE - UnB

Questão Fácil
(acima de 60% de acertos)

Até agora, 72% acertaram esta questão.

1.380 pessoas responderam.

Língua Portuguesa


22ª Questão:

Entre as opções abaixo, adaptadas de O Estado de S.Paulo de 21/3/2008, assinale a que apresenta erro no emprego de tempo e modo verbais.

a) Para reter trabalhadores preparados, as empresas vêm aumentando salários, ampliando a concessão de benefícios sociais e criando programas de qualificação e treinamento com recursos próprios.

104 marcações (8%)
b) Como os candidatos a cargos de nível técnico se apresentassem com formação deficiente, tendo de passar por um processo de reforço em português e matemática antes de serem admitidos.

989 marcações (72%)
c) Para serem treinados no exterior, trabalhadores qualificados também têm de fazer cursos intensivos de inglês ou alemão.

101 marcações (7%)
d) E, para preparar mão-de-obra para funções específicas e complexas e acelerar o treinamento de trabalhadores mais jovens para ocupar gerências intermediárias, as empresas estão criando universidades corporativas.

64 marcações (5%)
e) Todas essas iniciativas, contudo, não eliminam o risco de um “apagão de mão-de-obra”, uma vez que a demanda de profissionais qualificados deve continuar sendo maior que a capacidade de formação das escolas de ensino básico, dos colégios técnicos e das unidades do SESI e do SENAC.

122 marcações (9%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2008.