Prova Concurso Público - TJ/RJ - Analista judiciário - Área Judiciária - Abril/2008 - CESPE - UnB

Dificuldade Média
(30% a 60% de acertos)

Até agora, cerca de 33% acertaram esta questão.

266 pessoas responderam.

Língua Portuguesa

Anexo para as questões 36 a 37


Exibir/Ocultar texto completo deste anexo.


36ª Questão:

Considerando a leitura comparativa dos textos I e II, assinale a opção correta.

a) Ambos os textos tratam o mesmo tema, marketing: o primeiro tem características dissertativas, enquanto o segundo, até por ser produzido por um escritor, Fernando Pessoa, é essencialmente narrativo.

45 marcações (17%)
b) Apesar de terem tipologias textuais diferentes, há correspondência temática biunívoca entre os três tópicos de ambos os textos.

28 marcações (11%)
c) Ao “conjunto de ações, estrategicamente formuladas” mencionado no item 3 do texto I corresponde a averiguação proposta no item 3 do texto II.

40 marcações (15%)
d) É correto inferir uma relação intertextual de sinonímia entre a expressão “mercadorias ou serviços” no tópico 1 do texto I e o vocábulo “artigo” no tópico 1 do texto II.

88 marcações (33%)
e) Embora tratem do mesmo tema, os textos se opõem: o primeiro apresenta uma visão crítica a respeito do marketing, enquanto o segundo posiciona-se claramente a favor da adoção das estratégias de marketing na atividade comercial.

65 marcações (24%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2008.