Prova Concurso Público - TJ/RJ - Analista judiciário - Área Judiciária - Abril/2008 - CESPE - UnB

Questão Difícil
(0% a 30% de acertos)

Até agora, apenas 13% acertaram esta questão.

334 pessoas responderam.

Língua Portuguesa


33ª Questão:

Os itens a seguir, na ordem em que são apresentados, são partes contíguas e sucessivas de um texto adaptado de David R. Olson (O Mundo do Papel — As Implicações Conceituais e Cognitivas da Leitura e da Escrita. Coleção Múltiplas Escritas. 1.a ed. São Paulo: Ática, 1997, p. 17). Julgue-os quanto à coerência e à correção gramatical.

I- Não podem haver dúvidas de que uma característica importante das sociedades modernas é a ubiqüidade da escrita.

II- Quase nenhum evento significativo, das declarações de guerra aos simples cumprimentos de aniversário, prescindem de documentação escrita apropriada.

III- Os contratos são selados por meio de uma assinatura escrita: as mercadorias nos mercados, os nomes das ruas, as sepulturas — tudo tem inscrições.

IV- As atividades complexas são todas registradas, sejam em livros de modelos de crochê, sejam em manuais de programas de computador ou livros de receitas culinárias.

V- O crédito de uma invenção depende do registro de uma patente escrita, bem como o de uma realização científica depende de sua publicação.

VI- E dizem que o lugar que vão ocupar no céu ou no inferno dependem do que está escrito no Livro da Vida.

A quantidade de itens certos é igual a:

a) 1.

43 marcações (13%)
b) 2.

67 marcações (20%)
c) 3.

107 marcações (32%)
d) 4.

85 marcações (25%)
e) 5.

32 marcações (10%)


Lembre-se: Salvo disposição em contrário, as questões e o gabarito levam em consideração a legislação em vigor à época do edital desta prova, que foi aplicada em Abril/2008.